segunda-feira, 21 de julho de 2008

O mundo delas

Dali o mundo parecia gigante. E elas se sentiam donas daquilo tudo, parte gigante do mundo. Lugar estratégico, só faltava estar escrito “Aqui só entram os bons”. Ou melhor, as duas. Estar ali era uma conquista diária, resultado de um trabalho de mestre que mesclava persuasão e manha. E isto as irmãs tinham de sobra. Não por serem meninas criadas com vó, mas por esperteza. “Vocês duas, de novo aí? Suas danadas!”. Não titubeavam em responder em coro, daquele jeito bem mole: “Ahh, vóóó, deixaaaa”.

Como previsto no plano, ela acabava deixando. Não que fosse uma vó quedêxatudo, mas via que aquela pequena parte da cozinha, também pequena, era a diversão para as netas, além, é claro, dos mergulhos na banheira, das expedições dentro do guarda-roupa, dos tobogãs no corrimão da escada, da gangorra feita de cadeira de balanço, das horas de embelezamento em frente à penteadeira e de todas as outras invencionices.

Mas aquele lugar era especial, dali o mundo parecia gigante. As pernas da vovó ficavam enormes, cumpridas que elas só. Sem armários para acabar com festa, tinham somente que disputar espaço, vez em quando, com uma vasilha ou outra. Mas o normal mesmo era ter espaço de sobra. Porque ali era uma parte gigante do mundo.

Dava para ver o fogão logo em frente e ainda controlar o movimento do corredor mais adiante. Dava para escutar conversa de gente grande. Dava para ganhar no pique-esconde. Dava para saber a hora exata em que podiam atacar a panela de angu. Dava até para disputar corrida de carrinho de apoiar botijão, conhece?

Hoje, a vó tem a cabeça esquecida, nem sabe mais como fazer angu. Às vezes, nem sabe também qual é o nome das duas. Hoje, as duas nem cabem mais ali. Mas só de pensarem “nali” cresce uma emoção que não cabe. Pois debaixo da pia da cozinha é uma parte gigante do mundo da infância delas.

3 comentários:

Patrícia Ferraz disse...

Ai, que delícia! Excelente estréia...
Pude ver vc e a Cláudia, pequenininhas.
E o melhor foi saber que o tal lugar gigante era debaixo da pia!
Parabéns pelo blog!
Mil beijos.

Bruno Barroso disse...

Bem vinda ao fascinante mundo dos blogs. Uns mais poéticos, outros menos comprometidos com as palavras, mas sim com esse novo mundo da internet.

De qualquer forma, darei sempre uma passada por aqui! Atualize, não fique desleixada igual fiz com o meu.

Beijo Flavinha!

Flávia Ayer disse...

Patrícia, que bom que vc gostou! Que excelente receber esse elogio de uma talentosa escritora, jornalista e blogueira! Me inspirou a ter um, sabia?

Bruno, como assim?? Eu não sabia que vc tinha um blog! Uma honra te ter como visitante!

Voltem sempre!

bjs