segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pare (por mais de um minuto) e pense

A notícia é de minuto-a-minuto, a comida é fast food, na TV, são flashes, o banho é uma chuveirada e até a transa é uma rapidinha. Num mundo onde reinam imediatismo e pressa, às vezes, é preciso gritar bem alto um “PARE!”, e pensar qual é o real sentido do tempo. E mais: sobre o tempo de cada coisa. Fato é que o dia tem 24 horas e, nós, um monte de compromissos a cumprir. Fato é também que cada um tem a liberdade para escolher o que fazer com cada minuto do seu dia e para, inclusive, decidir fazer nada.

Essa foi a decisão tomada pelos sócios do Clube do Nadismo, um grupo que tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Eles reservam um tempo para se dedicar à inatividade. Não vale nem dormir. Os praticantes garantem que, após terem começado a fazer nada, aumentaram muito sua qualidade de vida.

Outros movimentos também têm levantado a bandeira contra a correria e o estresse. O movimento Slow Food, por exemplo, nasceu como forma de protesto aos restaurantes fast food. Eles defendem uma alimentação balanceada, preparada com calma e degustada na companhia de pessoas queridas.

E os blogs não estão isentos de críticas. O que se se observa é que muitos deles pegam carona nos sites de notícias e realizam uma desenfreada atualização. É post a todo minuto e, às vezes, sem pé nem cabeça. O blogueiro come informação e posta sem ao menos ter digerido. O movimento Slow Blogging vai contra esse grupo de apressadinhos e questiona o imediatismo de certos blogs. O Slow Blogging defende que posts não são como comida fast food e que nem tudo que é escrito merece ser lido, questiona a função do blog.

Um comentário:

Unknown disse...

interessante!
ando precisando de ficar a toa, mas é dureza conseguir ficar olhando p/ a parede sem sentimento de culpa!